Namastê Espaço Holístico 23.10.08

Há algum tempo, a auto-estima tem sido um conteúdo considerado fundamental para a auto-imagem positiva, para o equilíbrio emocional, mental, sentimental e também essencial para a autocura em seu amplo aspecto. Para isto é necessário, contudo, compreender-se o que significa verdadeiramente “auto-estima” e como conseguimos praticá-la em nosso dia-a-dia, principalmente quando estamos envolvidos em situações profundamente conflitantes, tanto em relação a nós mesmos quanto em relação a outras pessoas ou situações externas.

A “estima” deriva do amor, do carinho, do bem-querer e, naturalmente, impulsiona ao cuidado, à nutrição, ao guardar, ao proteger esta estima, este amor, este bem-querer; “auto” nos dá o entendimento do referencial ao “si mesmo”, necessitando, portanto, acontecer de dentro para fora. Desta forma, auto-estima é o amor que manifestamos a nós mesmos e que necessita ser guardado, nutrido, protegido, amado por “nós mesmos” em relação a “nós mesmos”.Nossa educação, isto de uma forma geral, não nos desenvolve para esta postura de amor perante nós mesmos. Somos ensinados a amar o outro, cuidar do outro, proteger o outro, nos colocando sempre à parte deste processo amoroso, como se nosso interno, não fosse um “ser” que necessita desta estima tão especial.

Embora hoje esteja muito divulgada a auto-estima ainda é comum a um grande número de pessoas reagir de forma espantosa ao tomar a ciência de que necessário amar a si mesmo, se querer bem, se elogiar, se prestigiar, se proteger, se impulsionar, se dar forças, se perdoar. Há uma espécie de susto ao tomar esta ciência e reconhecer que tudo o que é feito de bom para os outros é também necessário fazer a si mesmo, pois afinal, quem ama, doa, quer bem, nutre, sustenta guarda, protege é porque tem tudo isto dentro de si. Por que não direcionar esta grande capacidade amorosa e nutridora para dentro e para fora de si? Penso que a dificuldade se encontra na falta de intimidade conosco mesmo, principalmente no sentido de reconhecer que a pessoa mais próxima a nós é: “nós mesmos”! Acostumados a olhar somente para fora, é necessário que se construa o caminho para que também possamos olhar para dentro de nós e, nos preparar para encontrarmos um ser carente e muito saudoso de nós mesmos.

“Como é difícil cuidar de nós mesmos! Como é difícil orientar a nós mesmos! Como é difícil guardar a nós mesmos! Como é difícil aceitar a nós mesmos como realmente somos sem as máscaras que encobrem nossa verdadeira essência!” Estes desabafos, que são também afirmações foi o que eu mais escutei e ainda escuto nesses vários anos de relacionamento com pessoas como terapeuta comportamental consciencial. Para que isto não seja uma triste realidade imutável é fundamental construir esta intimidade conosco mesmo, desenvolvendo a percepção interna e um amadurecimento sobre nossa auto-imagem, pois a auto-estima se encontra diretamente ligada à auto-imagem. Se nos achamos fisicamente bonitos, temos uma auto-imagem desta forma; se nos achamos inteligentes, temos uma auto-imagem desta forma; se nos achamos incompetentes, temos uma auto-imagem correspondente e, assim, vamos gestando uma auto-imagem afim com o que pensamos ou achamos que somos. Desta forma, nossa auto-estima é extensão de nossa auto-imagem, porém, ocorrendo também o inverso. Vemos então, que auto-estima e auto-imagem andam juntas, sendo uma extensão da outra e desta forma, ambas necessitam ser em unicidade para que realmente possamos construir uma verdadeira auto-estima e auto-imagem.

Um ponto muito importante que nos causa grandes transtornos e sofrimentos em relação a auto-estima é a não aceitação de nós mesmos, chegando a processos de auto-rejeição. Isto acontece mediante nossa forma de tratarmos a nós mesmos, pois muitas vezes somos pacientes, tolerantes e relevantes para com as dificuldades dos outros, porém nos manifestamos completamente ao contrário quando nos percebemos nesta situação.
Se nós somos capazes de tolerarmos o outro, por que não manifestamos esta mesma tolerância para conosco? Se aceitamos os erros dos outros e chegamos a perdoá-los, por que não perdoamos a nós mesmos?Algumas pessoas dizem que já se perdoaram de escolhas difíceis, porém, quando em contato consigo mesmas manifestam uma atitude de profunda rigidez, não aceitando que erraram; que fizeram uma má escolha; que não conseguiram o desempenho que esperavam e que não são o que imaginavam que fossem.

A não aceitação de si mesmo leva ao não acolhimento, ao não perdão de si mesmo, conseqüentemente, a uma auto-estima muito superficial e dual. PERDOAR NÃO É DIZER: “EU ME PERDÔO!” Perdoar é aceitar a si mesmo em todos os momentos, mesmo que tenhamos cometido o maior erro de nossa vida, onde, a partir desta auto-aceitação, nos é possível chegar ao auto-acolhimento que é a verdadeira auto-estima. Assim, a verdadeira auto-estima é construída passo a passo no dia-a-dia, não sendo, portanto, pronta nem perfeita.

Acolher a si mesmo nos momentos de alegria é sempre mais fácil, porém, quando somos conscientes que devemos sempre nos acolher, sejam quais forem as situações que nos envolvam, construímos nossa verdadeira auto-estima, pois o acolhimento nos traz para o amor, para o cuidar, para o nutrir, para o guardar.

Dicas para a construção diária da verdadeira auto-estima:
- Sustente todos os dias a prática da auto-aceitação para o reconhecimento de si mesmo.
- Ame-se como você é.
- Seja lúcido de suas limitações e as aceite como sendo partes de seu crescimento e amadurecimento interno.
- Construa uma existência fundamentada no reconhecimento de si mesmo e no ser verdadeiro consigo mesmo, com o outro e com o todo.
- Manifeste diariamente a verdadeira auto-estima para que haja sua continuidade.
- Lembre-se de que a verdadeira auto-estima começa na transformação interna de suas dificuldades consigo mesmo e que, portanto, somente você pode desenvolvê-la.
- A verdadeira auto-estima necessita do trabalho interno de sua construção que deve ser continua, pois do contrário irá fragmentar-se e não terá força de ancoragem, onde sua tendência é desaparecer e abrir o espaço para o desamor consigo mesmo.
- A verdadeira auto-estima é um trabalho de construção, não sendo, portanto, pronta e perfeita.

Começe já! mãos à obra!!! Cuide-se...

Namastê Espaço Holístico 22.10.08

Você sabe o poder que alguns nutrientes têm sobre o seu organismo? Conheça algumas dicas que vão melhorar a sua qualidade de vida, sua pele, seu cabelo...
Poucos conhecem os alimentos que devemos consumir para manter uma vida saudável. Existem certas vitaminas e nutrientes capazes de melhorar o funcionamento do seu organismo, se ingeridos com freqüência. Já foram feitos estudos científicos comprovaram que essas substâncias são capazes de prevenir doenças.Mas não pense que são alimentos caros e importados. A nutróloga endocrinologista Valéria Goulart preparou algumas sugestões fácies e simples para você incluir no seu cardápio e que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida.

1- A poderosa Maçã: Considerada como alimento funcional, as maçãs ajudam a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares. Além disso, reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares, Alzheimer, câncer no estômago, fígado e pulmão, previne e mantém a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia, auxilia no emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

2- A indispensável Aveia: De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. É capaz de diminuir os níveis sangüíneos de glicemia, o colesterol ruim (LDL), impede doenças cardíacas e o câncer, pro seu efeito antioxidante; regula o funcionamento do intestino, acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental, previne enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.Atua ainda evitando deficiências na gravidez e garante um bom desenvolvimento do feto, estimulando a produção de leite. Evita dores no esôfago, gastrite, úlcera, constipação ou diarréia e flatulência.

3- O famoso Alho: Um estudo realizado na Alemanha descobriu que 1grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias. Mas deve ser utilizado na alimentação cru. Pode ser também na forma desidratado – só que com moderação, pois ele provoca problemas digestivos, como o mau hálito, irritações gástricas e náuseas.Entre os seus benefícios estão a diminuição da taxa de colesterol ruim, a prevenção de tumores, além de ativar o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, reduzir a pressão arterial, proteger o coração e reduzir os níveis de açúcar no sangue.


4- A proteção da Soja: Por ser rica em isoflavonas (que imita o hormônio feminino), ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônios regulares depois da menopausa. Mas, para isso, devem ser consumidas três vezes por semana a partir dos 25 anos.Ela ainda reduz risco de doenças cardiovasculares, amenizar os incômodos da menopausa e a preveni o câncer de mama e de cólon. Atua ainda na absorção do cálcio, evitando a osteoporose.
5- O grande aliado: Azeite de oliva: Item indispensável na cozinha, o azeite mantém doenças como a arteriosclerose e o câncer de cólon longe de sua saúde. Atua ainda melhorando o funcionamento do estômago e do pâncreas, acelera as funções metabólicas, produz efeito protetor e tônico da epiderme, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização. E, o que é melhor de tudo: azeite ajuda a perder peso!

6- O delicioso Tomate: Com baixas calorias e rico em nutrientes, o tomate não pode faltar na mesa. É rico em licopeno e sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro. Por isso tudo, é capaz de diminuir o risco de câncer, ajuda o organismo a combater infecções, fortalece a memória protegendo contra os males de Alzheimer e Parkinson. Além disso, é ideal para quem quer perder peso, pois contém apenas 25 calorias e funciona como antitóxico e laxante.

7- O gostinho da Castanha-do-Pará: Nativa da Floresta Amazônica, essa noz auxilia na prevenção de problemas cardíacos, é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres. Ela é capaz de desacelerar o envelhecimento, reduzir o risco de doenças do coração, fortalecer a imunidade e prevenir o câncer.


8- O saudável Iogurte: O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras. Fora isso, equilibra a microflora intestinal, auxilia na absorção dos nutrientes, controla o colesterol, aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, melhora a imunidade e previne infecções causadas por fungos.

9- Os benefícios da Semente de linhaça: A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Por isso, abuse dela! Entre as suas ações, ela é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, a pressão alta e a trombose, auxilia no desenvolvimento e crescimento das crianças, ativa o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade; amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa; melhora a função do intestino e diminui o colesterol.

10- A saborosa Uva: Rica em fibras e flavonóides, a uva tem propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio. Fortalece o sistema imunológico e as artérias, reduz câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas, evita o envelhecimento precoce e possui substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos aliados no combate aos radicais livres.

Namastê Espaço Holístico 14.10.08

Consciência da Sombra: A coragem de se assumir
"Prefiro ser íntegro, a ser bom"
C. G. Jung
Medite no que mais lhe incomoda nas pessoas. Não aspectos superficiais, mas algo que realmente você abomine, ou até odeie. Talvez seja ingratidão, traição, injustiça, ciúmes, medo ou impaciência. Reflita:Você já pensou porque odeia isso?Agora, espero muita coragem de você.Será que o que te incomoda nos outros não é algo que está aí escondido dentro de ti?Talvez tão escondido que agora faça parte do teu inconsciente?Jung dizia: "Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a um conhecimento de nós mesmos".Vamos mais fundo nesta questão:Toda criança é total ao nascer. É inteira, mas no decorrer de sua vida começa a se dividir. Ela é influenciada pela sociedade, religião e família, começando a negar algumas características consideradas más. É o jogo do que é bom ou mau. Assim com a chegada da maturidade ela já negou muito da sua personalidade real. Ela esconde uma parte de si, acha pecado, errado e sujo algo que é dela, e tudo o que é rejeitado fica escondido, ou guardado no inconsciente e isso chama-se sombra, é tudo o que negamos na busca absurda de sermos perfeitos, com um eu ideal. Um exemplo é a história do médico e o monstro, Dr. Jekill e Mr. Hyde.Claro que devemos guardar das pessoas com as quais nos relacionamos um pouco das nossas sombras, senão criamos confusões todo o tempo.O que não podemos é negá-la de nós mesmos, até porque ela contém aspectos que são muito legais.Todos nós temos uma máscara que é aquilo que passamos para o mundo.
Na astrologia chamamos de ascendente, é como às pessoas vão te ver, é o teu impulso, a tua personalidade adquirida com a vida nós passamos aquilo que temos de melhor. Chama-se persona na psicologia e é como gostaríamos que todos nos reconhecessem. Exemplo: No namoro superficial colocamos nossa persona, e num relacionamento mais profundo acabamos por mostrar nossa sombra.Fazemos nosso eu se dividir em 3 partes:O 'Eu perdido" - tudo o que reprimirmos para agradar "os outros".O "Falso Eu" - a imagem que criamos para agradar "os outros".O "Eu negado" - as partes que "os outros" ensinaram que são negativas e que são negadas. São exemplos: egoísmo, raiva, desejos sexuais (reprimidos), vingança, "erros do passado", culpa (que não cria nada), traição, falsidade, desejo de poder, segredos da alma, mentiras, as nossas brigas com Deus/Deusa, "pecados", vergonha, etc.É provável que você tenha a maioria dessas características e outras mais. E não é só você.Todos são assim. Reconheça isso.Jung sabia que a sombra é perigosa quando não reconhecida, pois projetamos nossos aspectos destrutivos no mundo e "nos outros" e somos inteiramente escravos da sombra até que a mesma domine nossa vida e somente "pulsemos" ódio, tristeza, julgamentos, dor, reclamações, etc.Começamos a ver defeitos em todas as pessoas, julgarmos e enxergamos a sombra do nosso vizinho, de religião que não seja a nossa, de outra cultura, mas não vemos a nossa sombra.
Muitas das "Guerras" espirituais ou religiosas acontecem exatamente por isso. Vemos trevas em tudo e essas trevas são projeções das trevas que temos dentro de nós.Atos impulsivos que depois geram arrependimento. Situações aonde se humilha os outros. Raiva exagerada em relação aos erros alheios.Depressão quando se olha para dentro.Francisco de Assis era sombra e luz, mas escolheu o caminho de luz, Hitler era sombra e luz, mas, escolheu o caminho da sombra. Hitler tinha a semente de Francisco, mas Hitler se tornou um Hitler e Francisco, tinha a semente de Hitler, mas se tornou um Francisco. Francisco trabalhou sua sombra, olhou para dentro e tornou-se um mestre que é ícone de compaixão, tolerância e amor à vida. E isso é um trabalho para toda a vida que como recompensa nos permite perdoar aos outros e a nós mesmos pelo que achamos "mau" pois a compaixão e tolerância inicia-se conosco e expande-se aos próximos.A sombra é muito primitiva. Vem de um passado remoto, desde, talvez, o surgimento dos hominídeos. Está em nossa mente e coração é chamada, também, de memés. No livro "O Gene Egoísta", Richard Dawkins estuda que os memés são transmitidos pela cultura, fofoca, religião, livros, filmes e tudo que contribui para aumentar nossa sombra individual e cultural. A fofoca seria talvez o pior memes - o pior fator humano, a fofoca de dentro, a fofoca de fora.Quanto mais felicidade e criatividade vamos adquirindo na vida, mais a sombra aumenta. Quanto mais luz, mais sombras e escuridão; todos os gênios da humanidade tiveram sombras muito fortes, quanto mais luminosa for a personalidade consciente, maior a sombra, portanto, não projete tua sombra em outro. Perceba essas projeções, uma limitação tua.
Muitos pais se projetam nos filhos exigindo aspectos de perfeição que eles mesmos não tiveram na vida.Pessoas ficam trabalhando com o chamado pensamento positivo. Mentalizando: "isso é positivo, isso é positivo", "isso é positivo eu sou luz", "eu sou luz", "eu sou luz". Trabalhar assim com a mente, pode ser benéfico, mas por um período pequeno de tempo. Ficar achando que tudo é positivo pode fazer com que neguemos a nossa própria sombra e os aspectos egoístas e perversos.Os que não tem essas válvulas de escape que muito se manifestam no bom humor, tem a sombra reprimida e isso gera: sentimentos exagerados, de posse em relação aos outros.
Alguns espiritualistas teóricos e religiosos intolerantes tem um "discurso" cheio de palavras lindas como amor incondicional, fraternidade, mas só tem o discurso na teoria. Não amam nem uma pessoa quanto mais a todos, incondicionalmente. Escondem a pior de todas as sombras - o fanatismo religioso, a intolerância com teus companheiros de crenças diferentes.O filme francês "8º dia", conta a vida de um motivador de comportamentos positivos em empresas e congressos, que durante seu trabalho só fala palavras bonitas mas, ao ficar em contato consigo próprio, encontra um universo de situações vazias de negativismo e dor.Conheço motivadores e religiosos que não se auto-investigam e inconscientemente, tentam passar aspectos legais na vida de seus alunos, mas suas palavras são agressivas, duras e inflexíveis, nota-se gestos, atitudes treinadas, decoradas, nada espontâneo ou que venha do coração. Seu suposto sucesso se dá porque seu público é formado por pessoas que gostam da dor e da humilhação. Nossas luz e sombra criam contradições e paradoxos em nossa alma. Qual caminho seguir? O que eu quero, ou o que "os outros" querem de mim?Vc quer ser feliz?

Namastê!!! (O D'us que existe em mim saúda o D'us que existe em vc!)

Namastê Espaço Holístico 12.10.08

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?
Fonte: Somos todos um

Você já parou pra pensar porque sente medo e qual a sua causa? O que o deixa paralisado, sem reação, com a sensação de incapacidade para enfrentar certas situações? Este sentimento apesar de muito complexo e enraizado, é apenas uma ilusão do ego.
O sentimento do medo faz parte da cultura humana, pois é muito comum as pessoas que acreditam ser mais fortes ou superiores dominarem aquelas que se julgam mais fracas. O sentimento de incapacidade ou de fraqueza é o resultado da crença ilusória da separatividade entre o Todo e o indivíduo.
Somos o que acreditamos ser. Somos as nossas próprias crenças e responsáveis pela nossa própria vida, pelo que desejamos e atraímos e aqui cabe lembrar a história de Davi e Golias, mostrando que nem sempre aquele que parece mais forte é...
A causa da maioria dos medos está enraizada na nossa experiência diária, pois desde que nascemos somos levados a acreditar na nossa incapacidade através de imagens criadas pelos nossos pais, por alguns professores, pelos nossos “mui amigos” e pela sociedade também. Deveríamos ser aquilo que determinaram para nós, ou seja, reflexos dos seus desejos, fraquezas, preconceitos, decepções e recalques, mesmo que inconscientemente. Não estamos julgando se a intenção deles é prejudicar ou não, pois a maioria realmente é inconsciente do seu próprio Eu. Esse sistema acompanha a história humana há milênios.
Deveríamos ser seguidores obedientes que não retrucam e nem lutam contra a manipulação ou dominação. Por exemplo: é comum durante a nossa infância escutarmos conselhos como "não faça isso senão o monstro te pega!", não para nos proteger, mas para nos ter sob controle. Um monstro no nosso inconsciente é algo que está muito além da nossa capacidade humana, não é mesmo? Diante dessa imagem aterradora nos sentimos inferiores e assim vamos nos tornando “ilusoriamente” fracos e oprimidos diante dos desafios. Não quero dizer que os outros sejam totalmente responsáveis pelos nossos medos; nós também somos responsáveis sendo passivos, pois a vida sempre nos dá a oportunidade de nos rebelarmos e descobrirmos a verdade sobre nós mesmos, de vencermos os nossos medos nos colocando frente a frente com eles. Dizem que o medo nos protege em questões de sobrevivência. Tudo bem, mas até que ponto o medo real se confunde com o medo irreal e nos paralisa em relação às nossas questões mais profundas? Ser cuidadoso e consciente é diferente de ser medroso. A maioria das pessoas tem medos infundados, principalmente em relação a si mesmas. Isso reflete baixa auto-estima, estagnação diante dos problemas, incapacidade de agir, de tentar por medo de errar.
Para vencer o medo, precisamos resgatar o herói que existe dentro de nós. O herói ou heroína é o Eu Integral, aquela parte de nós que está eternamente ligada ao Todo, que possui a sabedoria e força necessárias para transpor qualquer obstáculo interior ou exterior. O herói é aquele que liberta do “mal”, ou seja, da sombra, da nossa ignorância em relação a nós mesmos. Precisamos nos conscientizar que somos capazes de enfrentar a vida em todos os seus aspectos, seja em circunstâncias difíceis, durante doenças ou quando temos que encarar pessoas aparentemente mais fortes (ninguém é melhor ou pior do que ninguém), etc. É preciso acreditar na nossa própria luz, na nossa capacidade divina de solucionar qualquer problema. É preciso estar ciente do Todo e da sua força libertadora.
A meditação e o silêncio interior tem o objetivo de nos levar a encontrar as respostas para as suas dúvidas e inquietações. Este trabalho é direcionado ao ser integral e propõe o resgate da identidade cósmica de cada ser, à reintegração e religação ao Todo em consciência.
Sentir-se como um todo, esse é caminho q nos leva à felicidade! E aí, quer segurar na minha mão?

PAZ e LUZ
NAMASTÊ!

Namastê Espaço Holístico


boa noite a todos!

estou mto feliz em ter criado hj o nosso blog...já não era sem tempo! rsss
aqui serão postados vários artigos, dicas e fotos!
nossa missão é mostrar o qto podemos ser felizes, basta querermos!
vamos, tente, vc consegue!
te vejo em breve!


muitas energias positivas prá vc!
shalom shalom (PAZ)